PARÓQUIA DE SANTO ANDRÉ DE SOBRADO

Locais de Culto
Para além da Igreja Matriz, a paróquia dispõe de um conjunto de capelas nas quais ainda continua a haver culto.
São elas a Capela de São Gonçalo, a Capela de Nossa Senhora das Necessidades e a Capela de Santo António da Balsa.
Igreja Matriz
Ampla e com um traço harmonioso ao gosto do barroco mais contido, a Igeja de Santo André de Sobrado surge implantada ao fundo do arborizado largo da feira. Cercada por um amplo adro murado e ladeada pelo Cemitério Paroquial, a construção surge flanqueada por uma altaneira torre sineira, em tudo nada sobredimensionada em relação ao corpo da Matriz.
A respectiva frontaria surge segmentada verticalmente em três tramos, divididos por uma espécie de pilastras de cantaria e ostentando revestimento azulejar de padrão geométrico. No tramo central, mais alargado e nobilitado, surge um amplo portal rectangular ornamentado por caprichosas volutas a ladear as ombreiras e rematado ao alto por um frontão triangular interrompido; é este último sobrepujado por um janelão de recorte mistilíneo e quadrilobado, flanqueado por dois amplos nichos em arcoredondo que dão abrigo a outras tantas imagens pétras dos Santos tutelares. O edifício aparece coroado por um harmonioso frontão de remate da empena, vazado no tímpano por mistilíneo janelão gradeado e encimado por belos coruchéus de cantaria. Atribuindo a estrutura à centúria de setecentos.
Hélder Pacheco considera-a "a mais bela (do concelho de Valongo) no ornato granítico", alertando ainda para o respectivo interior, onde ressaltarão "a talha e os painéis de azulejos decorativos retintos do século XVII". A estrutura, recentemente reconstruída, alberga agora um Centro de Dia para idosos. A torre sineira da Matriz, conforme se regista em lápide de mármore epigrafada, data já do século XIX (1874).


Capela de São Gonçalo
Junto às antigas instalações da CIFA, no lugar de São Gonçalo, subsistem dois templos daquela inovação, separados apenas por umas escassas dezenas de metros. O mais antigo, de sóbria e incaracterística traça (possivelmente oitocentista) é de medianas proporções, ostentando uma modesta frontaria com portal em esquadria rematada por um frontão triangular liso. A nova estrutura, mais ampla e de traça contemporânea, foi erguida já no terceiro quartel do século XX com recurso à técnica do betão armado.

Capela de Nossa Senhora das Necessidades
Erecto e pituresco largo ao qual empresta o nome, no lugar de Sobrado de Cima, esta Capela, mediana em dimensões, surge na actualidade com uma traça bastante descaracterizada, fruto de remodelação mais ou menos recente.
Esta Capela é dedicada à Senhora das Necessidades. A romaria em Sua honra realiza-se todos os anos no segundo fim-de-semana do mês de Setembro.
Capela de Santo António da Balsa
Templo erigido em honra de Santo António. A festa litúrgica do Santo celebra-se a 13 de Junho, sendo que atualmente a romaria já não se realiza, celebrando-se apenas Missa de Festa no próprio dia.
